sábado, 18 de junho de 2016

Pizza Saudável com Base de Aveia e Quark!




Bem ADORO PIZZA! Que posso fazer? Sim, é  de facto calórica, gordurenta, cheia de hidratos e, no meu caso, picante. Bem,impossível  de incluir  num estilo de vida saudável...Será? Esta semana senti um desejo súbito de voltar a comer esta minha queridinha. Já há algum  tempo que tenho conseguido  evita-la...mas foi então que me ocorreu: e se eu trocasse  só um ou outro ingrediente  por algo mais saudável?
A base foi o problema inicial. Decidi substituir parte da farinha tradicional  por farinha de Aveia. Porque não toda? Bem, porque a pesquisa que fiz disse me que uma base  de farinha  de Aveia é difícil de trabalhar com o rolo da massa. Mas ficará para outra experiência futura.
Deixo aqui a receita para experimentarem.

Ingredientes:

  • 150 gr de farinha de aveia (coloquei os flocos de aveia no robot e triturei)
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 25 cl de água quente
  • 2 colheres sopa de azeite
  • 10 gr de fermento
  • Uma pitada de sal
  • Polpa de tomate (pode ser de compra ou poderá fazer uma caseira)
  • Salsichas de aves
  • Tomate cherry
  • Mini pimentos vermelho a e.laranjas
  • Cogumelos afrescos cortados (se não tiver use enlatados,mas não é a mesma coisa)
  • Uma cebola cortada em luas
  • É queijo Quark a gosto

Preparação da massa:

Vou deixar a receita do robot de cozinha da Moulinex Cousine mas podem usar qualquer robot ou amassar à mão. (Copiado do site da moulinex)
Coloque 25cl de água quente e 20g de fermento de padeiro fresco (ou 10g de fermento de padeiro seco) na taça com a lâmina para amassar/triturar. Seleccione o programa para massa P1. Após 30 seg., junte 400g de farinha, uma pitada de sal e 2 c. de sopa de azeite.
No final do programa, estenda a massa e guarneça a gosto.


Preparação da cobertura:

Espalhe a polpa de tomate por cima da massa esticada e tempere com orégãos. Coloque todos os ingredientes do recheio deixando o queijo Quark para o fim. Bata numa tigela à parte a quantidade se quark que desejar e espalhe por cima como faria com o queijo ralado. Pode usar um.pincel para ser mais fácil e a cobertura ficar mais uniforme.
Leve ao forno aquecido a cerca de 200 graus (a temperatura varia de forno para forno) , por um período aproximado de 20 minutos ou até verificar que está cozinhada. 
Sirva com uma salada e um sumo natural!

Já experientaram? Contem-me como ficou!




2 comentários:

  1. Olá :)))

    Obrigada pela visita ao meu blogue, vim aqui conhecer o teu e já fiquei encantada com esta pizza!
    Ando sempre à procura de novas versões para pizzas mais saudáveis, esta é sem dúvida uma sugestão muito boa!

    Beijinho grande :)

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    1. Olá Vanessa! Obrigada pela tua visita! Acredito que a comida bonita nos sabe melhor aos olhos e se for algo que nos dá prazer comer enche-nos o coração! Se experimentares diz-me como ficou =)
      Beijo!

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