Bem ADORO PIZZA! Que posso fazer? Sim, é de facto calórica, gordurenta, cheia de hidratos e, no meu caso, picante. Bem,impossível de incluir num estilo de vida saudável...Será? Esta semana senti um desejo súbito de voltar a comer esta minha queridinha. Já há algum tempo que tenho conseguido evita-la...mas foi então que me ocorreu: e se eu trocasse só um ou outro ingrediente por algo mais saudável?
A base foi o problema inicial. Decidi substituir parte da farinha tradicional por farinha de Aveia. Porque não toda? Bem, porque a pesquisa que fiz disse me que uma base de farinha de Aveia é difícil de trabalhar com o rolo da massa. Mas ficará para outra experiência futura.
Deixo aqui a receita para experimentarem.
Ingredientes:
- 150 gr de farinha de aveia (coloquei os flocos de aveia no robot e triturei)
- 250 gr de farinha de trigo
- 25 cl de água quente
- 2 colheres sopa de azeite
- 10 gr de fermento
- Uma pitada de sal
- Polpa de tomate (pode ser de compra ou poderá fazer uma caseira)
- Salsichas de aves
- Tomate cherry
- Mini pimentos vermelho a e.laranjas
- Cogumelos afrescos cortados (se não tiver use enlatados,mas não é a mesma coisa)
- Uma cebola cortada em luas
- É queijo Quark a gosto
Preparação da massa:
Vou deixar a receita do robot de cozinha da Moulinex Cousine mas podem usar qualquer robot ou amassar à mão. (Copiado do site da moulinex)
Coloque 25cl de água quente e 20g de fermento de padeiro fresco (ou 10g de fermento de padeiro seco) na taça com a lâmina para amassar/triturar. Seleccione o programa para massa P1. Após 30 seg., junte 400g de farinha, uma pitada de sal e 2 c. de sopa de azeite.
No final do programa, estenda a massa e guarneça a gosto.
Preparação da cobertura:
Espalhe a polpa de tomate por cima da massa esticada e tempere com orégãos. Coloque todos os ingredientes do recheio deixando o queijo Quark para o fim. Bata numa tigela à parte a quantidade se quark que desejar e espalhe por cima como faria com o queijo ralado. Pode usar um.pincel para ser mais fácil e a cobertura ficar mais uniforme.
Leve ao forno aquecido a cerca de 200 graus (a temperatura varia de forno para forno) , por um período aproximado de 20 minutos ou até verificar que está cozinhada.
Sirva com uma salada e um sumo natural!
Já experientaram? Contem-me como ficou!
Olá :)))
ResponderEliminarObrigada pela visita ao meu blogue, vim aqui conhecer o teu e já fiquei encantada com esta pizza!
Ando sempre à procura de novas versões para pizzas mais saudáveis, esta é sem dúvida uma sugestão muito boa!
Beijinho grande :)
Olá Vanessa! Obrigada pela tua visita! Acredito que a comida bonita nos sabe melhor aos olhos e se for algo que nos dá prazer comer enche-nos o coração! Se experimentares diz-me como ficou =)
EliminarBeijo!