Avançar para o conteúdo principal

Quiche de Courgette com Queijo Quark





O verão finalmente chegou!!!
 O tempo quente pede refresco de menta com as amigas, sorvete de frutos do bosque, saladas fresquinhas e quiches! Hoje trago um receita bem simples para aqueles dias quentes que ai virão. Fica óptima com uma salada simples e um sumo de laranja acabado de espremer!
O ingrediente central é a courgette. A courgette é pobre em calorias e rica em vitaminas (como a vitamina C) e minerais.Pertence á família da abóbora (ai como adoro doce caseiro de abóbora e nozes!), mas tem uma forma e cor totalmente diferentes. é essencialmente rica em àgua, fibras, potássio e hidratos de carbono e baixa em gorduras e proteínas. é por isso muito recomendada em dietas para perda de peso, tendo um ligeiro efeito laxatativo.




Ingredientes:
  • Uma courgette grande ou duas pequenas
  • uma cebola grande
  • Azeite q.b.
  • Sal q.b.
  • Pimenta q.b.
  • Ervas de Provence
  • 200ml de Queijo quark 

Preparação:

Comece por preparar a massa da quiche (pode optar por massa pré-feita à venda nos supermercados, mas não é a mesma coisa). Usei o robot de cozinha Moulinex Cousine para preparar a massa quebrada, mas pode usar qualquer robot ou amassar à mão.
Coloque 240gr de farinha, 120gr de manteiga amolecida e um pouco de sal na taça de preparação com a lâmina de amassar/triturar. Misture na velocidade 6. Após 30 segundos, junte 7cl de água e deixe a máquina misturar até obter uma bola,cerca de 2 minutos e 30 segundos depois. Retire e vi rã com.película aderente, e deixe repousar no frigorífico cerca de 30 minutos.

Enquanto isso...
Pique a cebola finamente. Com um descascador de batatas corte a courgette, ficando com uma especie de fitas semelhantes ao tagliatelle, mas verdes. Leve um tacho ao lume com um fio de azeite e aloure a cebola levemente. Quando a agua da cebola evaporar adicione uma colher de chá de açúcar e caramelize a cebola. Por fim adicione as fitas de courgette e salteie uns minutos, mas não demasiado.

Estenda a massa sobre uma folha de papel vegetal e com ela forre uma tarteira. Pique o fundo da massa e recheie com o preparado anterior. Numa taça misture o queijo quark batido, a pimenta, o sal e as ervas de Provence e verta sobre a courgette e a cebola. Se a massa for demasiado grande para a forma, dobre as pontas para dentro como se vê na imagem. Leve ao forno a 180 graus cerca de 40 minutos ou ate estar cozinhada.
Bom apetite!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maria.Come, o Novo Espaço Intimista do Barreiro!

Se tivesse que escolher uma só palavra para descrever o novo espaço que abriu no Barreiro seria : Intimista! O Maria.Come. é o novo restaurante de comidas rápidas e acabadinhas de fazer da margem Sul do Tejo.  Mas engane-se quem pensar que se trata apenas de um lugar como tantos outros onde paramos para um almoço rápido e um café. Quem visita pela primeira vez o Maria.Come facilmente sai com vontade de regressar! Quer pela decoração do espaço, convenhamos, é de muitissimo bom gosto, com os seus sofás estofados com capitonês e o seus candelabros vistosos, quer pela simpatia de quem atende, sempre com um sorriso familiar no rosto, quer pela comida deliciosa!

A comida simples e leve, mas claramente elaborada com o coração, fazem deste restaurante de comida rápida o lugar perfeito para degustar calmamente uma salada para os mais saudáveis ou um hamburguer acompanhado de deliciosas batatas doces fritas com molho de maionese! Tem sempre um prato do dia diferente e uma sopa com sabor "…

3 Hábitos Nocturnos que irão facilitar as vossas Manhãs!

Durante a semana as nossas manhãs costumam ser bastante "corridas". A maioria dos dias começa bem cedo e por vezes na pressa de sair acabamos por nos esquecer de algo importante ou simplesmente de nos atrasarmos. 
Hoje deixo-vos 3 Hábitos Nocturnos que irão facilitar as vossas manhãs!

Prepare o Pequeno-almoço de véspera!
Não tem que deixar o pequeno-almoço realmente pronto na noite anterior, Mas se tal como eu é daquelas pessoas que simplesmente não consegue sair de casa sem comer, então aproveite esta dica para puder desfrutar com mais calma da primeira refeição do dia!
Coloque o individual de mesa, os talheres e o guardanapo, pode até colocar a saqueta do chá na chávena ou a cevada na caneca. Assim, de manhã é só colocar água quente e desfrutar! Nesta altura do ano eu gosto de levar no caminho para o emprego uma bebida quente naqueles termos girissimos de take away. Por isso, além de deixar a mesa do pequeno-almoço preparada com o pão, a manteiga, os doces ou a aveia na ta…

5 Lugares para Lanchar na Margem Sul!

Alô alô!

Sabem aqueles dias em que vos apetece ir lanchar com uma amiga para por a conversa em dia, mas não fazem a menor ideia que sitio escolher? Pois bem, a mim acontece-me demasiadas vezes! Em Lisboa existem sempre lugarzinhos novos prontos a ser descobertos por uma revista da moda ou por alguém conhecido, porém na margem sul vejo-me muitas vezes sem saber que sitio escolher...
Pois bem, hoje deixo-vos um roteiro de 5 Lugares a descobrir para um lanche, um brunch ou uma simples chávena de chá!
Amor Gelado
Apesar do frio que se faz sentir há quem coma gelados o ano inteiro! Se é o vosso caso têm que experimentar este espaço! Conhecido pelos gelados italianos, são de fabrico próprio, tendo o seu próprio laboratório de gelados e são 100% vegetais. Se acham que já experimentaram todos os sabores, desenganem-se, pois a casa é conhecida por inventar sabores diferentes com regularidade! Além dos gelados, têm também crepes, chocolate quente, bolos, chá..


Rua Candido dos Reis, 5 Almada

Chá …