O Inverno é a estação perfeita para reorganizar as nossas casas. Passamos mais tempo em casa e vivemos mais os nossos lares.
È importante aceitarmos que nada surge organizado do nada, mas se conseguirmos criar ordem à nossa volta, as nossas rotinas diárias irão certamente tornar-se mais fáceis!
Mas afinal de contas porque é vantajoso ter tudo organizado?
Existem pelo menos 4 motivos para tentarmos a ordem à nossa volta!
1. Ganhamos tempo!
Ao termos as coisas organizadas perdemos menos tempo a encontrar aquilo que precisamos. Pensem em todas as vezes que se atrasam à procura da chave do carro ou daquele documento importante para a reunião. Se cada coisa tiver o seu lugar esse tempo perdido deixará de existir!
2. A casa torna-se mais fácil de limpar!
Se cada objecto tem o seu lugar, na hora de limpar, tudo se torna mais rápido, pois não terão dezenas de coisas para arrumar no respetivo lugar antes de começarem as limpezas. Além disso, se tudo está arrumado haverão menos coisas a acumular pó nas prateleiras.
3. A casa parecerá maior!
As nossas casas, sobretudo se vivem na cidade, são cada vez mais pequenas. Como é obvio não é possível aumentar metros à nossa casa, mas ilusoricamente ela tornar-se-á maior uma vez que está organizada.
4. Menos stress!
A desorganização é um factor de stress para a maioria das pessoas. Se teve um dia stressante no trabalho e chega a casa e encontra a casa num caos, de que forma isso puderá contribuir para um fim de dia tranquilo na sua casa? Até pode conseguir sentar-se no sofá e tentar relaxar enquanto vê televisão, mas consciente ou incosncientemente, irá recordar-se constantemente que algum dia terá que limpar e arrumar toda a confusão que se encontra à sua volta. Estudos indicam que o cerebro funciona melhor em ambientes organizados, pois facilita a previsibilidade na execução de tarefas.
Em todas as casas existem focos de confuão e desordem mas pelo menos 6 são mais ou menos comuns em todos os lares, ora vejam:
1. O móvel do hall de entrada:
É das primeiras coisas que vemos quando chegamos a casa e onde tendemos a depositar tudo o que trazemos na mão. Experiemente colocar sobre o aparador apenas um elemento decorativo como uma jarra com flores e uma luz de presença. Se o móvel tem gavetas guarde numa delas a correspondência e noutra as chaves.
2. A bancada da cozinha:
Este é o local onde tendemos a acumlar pequenos eletrodomesticos, livros de receitas e frascos de especiarias. Experiemente colocar somente o que usa diariamente como a máquina de cafe e a torradeira. Guardes os livros numa prateleira e as especiarias na respetiva gaveta.
3. O sofá:
Deixe as almofadas arrumadas e as mantas dobradas, Experiemente guardar os comandos da televisão no respetivo lugar e as revistas no sitio apropriado.
4. A mesa de centro:
Habitualmente deixamos os comandos, as revistas e sabe-se lá mais o que em cima desta mesa pequena em frente do sofá. Experiemente ter uma caixa bonita onde guardar os comandos, uma caneta e um pequeno bloco e -a em cima dessa mesa. Arrume as revistas e coloque uma jarra com flores e um objecto decorativo.
5. A mesa de cabeceira:
Por vezes largamos as bijuterias, o comando da televisão, o livro e o telemovel em cima da mesa de cabeceira. Experiemente ter somente um candeeiro, uma jarra com flores e o relógio despertador. Os restantes objectos guarde numa gaveta da mesma ou noutro lugar mas apropriado.
6. O lavatório da casa de banho:
Para evitar que fique com um ar desarrumado e sujo, com todos os frascos e frasquinhos de cremes que usamos ao longo do dia, mais a toalha de mãos, o gel de lavagem...experiementente deixar somente a toalha, o doseador de gel e uma jarra com flores. Guarde os cremes na gaveta da casa de banho e lembre-se, antes de comprar um creme novo gaste o que tem em casa, assim evitará acumulações!
Comentários
Enviar um comentário