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5 Rotinas antes de Dormir

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Dizem que somos animais de.hábitos e eu realmente acredito que seja verdade. As.rotinas são apreciadas pelas crianças e até pelos animais. Lembro me sempre do miar entusiasmado do meu gato das poucas vezes que me vou enroscar no sofá. Ele adora porque se.junta a mim e sabe que tem direito a carinhos durante.algum tempo!

Está provado que aquilo que fazemos no período antes de dormir está totalmente relacionado não só com a.qualidade do nosso sono como com a forma como vivenciamos o dia seguinte.


Hoje vamos falar de.cinco hábitos que devemos ter ou deixar de ter antes de.nos deitarmos.

1. Planear o dia seguinte


Experiemente fazer um lista com as 3 coisas prioritárias a fazer no dia seguinte. Depois, se quiser, faça outra lista com todas as coisas que precisa fazer no dia seguinte, planeie o tempo que cada uma delas levará, assim a ansiedade relativa à sequencia de tarefas a fazer no dia a seguir diminui. Esta lista deverá ser a primeira coisa que lê ao acordar assim saberá o que é realmente prioritário e o que é secundário, evitando que as tarefas fiquem por realizar.


2. Prepare as refeições para o dia seguinte


Se é adepto da marmita como eu, prepare a sua lancheira no dia anterior. Evita atrasos e esquecimentos. Outro hábito que tenho à muito tempo é por a mesa do pequeno-almoço antes de me deitar. Depois do jantar e de arrumar a cozinha, coloco sempre um pequeno individual com a louça do pequeno almoço, uma chávena e a saqueta do chá, o pão para as torradas ou até a misturar pré-preparada para umas panquecas saudáveis. Podem não acreditar, mas dá-me um prazer enorme entrar na cozinha de manhã e ter aquela sensação fantástica de que alguém me serviu o pequeno-almoço! Além disso, poupa-me tempo de manhã na preparação!


3. Evite a televisão e os gadgets pelo menos 30 minutos antes de adormecer


Está provado que a luz dos aparelhos eletrónicos inibe o sono. Por isso, experimente trocar o telemóvel, tablet ou a televisão por algumas páginas de um livro ou até uma revista, verá como o sono chegará mais depressa.


4. Evite refeições pesadas antes de dormir


O ideal é que a refeição mais leve seja o jantar e o pequeno-almoço seja a refeição mais recheada e vitaminada. E faz sentido, afinal precisamos de uma boa refeição para aguentar todo o dia de trabalho, mas à noite uma refeição bem leve é o suficiente, para nos preparar par uma boa noite de sono. Acontece-me muitas vezes ter fome antes de ir dormir, escolho por isso uma fruta como a banana, sacia-me e não fico demasiado enfartada antes de dormir. Se nos deitarmos com a digestão por fazer, haverá um grande aporte de sangue no estomago, o que significa que o nosso corpo estará mais empenhado em fazer a digestão dos alimentos do que em adormecer.

5. Meditar


A meditação é ainda um assunto tabú para muitos, mas a verdade é que dedicar alguns minutos por dia a tentar desligar-se de todos os problemas que o chateiam e todas aquelas questões que tem pendentes, é algo muito tentador. E porque não aproveitar esses minutos antes de dormir? Afinal é muitas vezes na hora de nos deitarmos que a nossa mente busca todas aquelas questões pendentes ao longo do dia, fazer uma meditação respiratória bem simples pode ajudar a desligar-se do stress do dia anterior.


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