Avançar para o conteúdo principal

Mini Guia para Organizar e Ser Feliz: Parte 3




Hoje o assunto é Organização!

Mas não é uma organização qualquer, vamos falar de organização pessoal!

Adoro ter as coisas arrumadas e bem organizadas, no entanto não acredito em "casas de catálgo". É preciso vivermos as nossas casas caso contrário de que nos servem todas arrumadinhas se não podemos aproveitar o nosso espaço?

O objectivo da organização é tornar a nossa vida mais fácil e mais feliz!

Aqui ficam algumas dicas que talvez o ajudem a ter a sua vida bem mais organizada!


  1. Faça Listas!

Para mim resulta sempre. Adoro fazer listas para tudo: para as compras, para o que levar na mala do fim-de-semana, para a limpeza diária da casa, para o que preciso num jantar de amigos...
Uma forma de facilitar a minha vida é ter algumas listas pré-feitas. O que são listas pré-feitas? Bem tenho um Planner da Casa onde guardo listas pré estabelecidas para determinados eventos como viagens, reuniões familiares em épocas festivas, limpezas de Pirmavera/Verão e de Outono/Inverno, etc.



Estas listas facilitam-me muito as coisas quando determinado evento se aproxima, pois basta retirar a folha do Planner e rever o que preciso.

   

   2. Lista de Verificação Diária


Trata-se daquela lista que gosto de fazer no final do dia, geralmente nos transportes no regresso do trabalho, ou já na cama antes de apagar a luz da mesinha.
Nesta lista coloco por tópicos tudo o que preciso ou gostaria de fazer no dia seguinte. Separando o que é relamente prioritário daquilo que poderá ou não ser feito, tipo um Top 3!

    3. Crie Alarmes!


Se o dia é demasiado cheio e com horários apertados o melhor é colocar lembretes no telemóvel. Assim, não correrá o risco de chegar atrasado a algum compromisso importante!

   4. Organização de Eventos


No fundo é aquilo que falei no ponto 1. No meu Planner da Casa tenho, por exemplo,  listas de possiveis presentes para os membros mais proximos da familia. Quando estou numa reunião familiar e alguém refere que gostaria de ter algo, ou anda a juntar dinheiro para alguma coisa, chego a casa e escrevo na "wish list" dessa pessoa esse mesmo artigo. Assim, quando chega o Natal ou o aniversário da mesma escuso de andar louca a tentar pensar num presente ideal!


Faço o mesmo para jantar de amigos ou de familiares que organizo na minha casa. Por exemplo, tenho listas pré-feitas (com base em eventos anteriores) do que devo precisar em termos de bebidas, de jogos, e até de limpeza da casa para receber as pessoas. No dia tudo se torna bem mais fácil!



   5. Noite de Casal


Se é casado, tem um companheiro e tem ou não filhos ter uma noite por semana na qual tiram tempo de qualidade para ambos, pode melhorar a vida dos dois. Pense em toda a dinâmica necessária para quem tem crianças. Por vezes o ter que pedir a um amigo, à Baby-sister ou a um familiar para ficar com as crianças de um dia para o outro pode não ser tarefa fácil. Por isso estabeleça um dia fixo na semana no qual o objectivo é passarem tempo um com o outro. Podem até não sair de casa. Pense por exemplo num dia como a sexta ou o sábado, não precisa ser o dia todo, claro, mas reserve o jantar ou o serão. Combine com alguém como os seus pais e naquele dia à noite o jantar e o serão será so dos dois. Isto pode até resultar se a criança for mais crescida e puder ficar em casa de um amigo, quem sabe não roda por todos a noite das crianças e ficam todos com mais tempo? Assim, não se sentirá culpada, afinal o seu filho também está a ter um serão diferente!

   6. Fim-de-semana!


Se é o tipo de pessoa que tem folga ao fim-de-semana não corra o risco de deixar passar dois dias em vão. Planeie! Assim será algo porque ansiar ao longo da semana! Vai ver que até trabalha com outra motivação!
Faça uma listas de sitios que gostariam de visitar, restaurantes novos na cidade, parques bonitos que pensam sempre " um dia faço aqui um piquenique" e faça-o nas suas folgas! E aquele filme que toda a gente fala e ainda não teve tempo de ver? Faça umas pipocas em casa, um refresco e faça uma Movie Night! 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maria.Come, o Novo Espaço Intimista do Barreiro!

Se tivesse que escolher uma só palavra para descrever o novo espaço que abriu no Barreiro seria : Intimista! O Maria.Come. é o novo restaurante de comidas rápidas e acabadinhas de fazer da margem Sul do Tejo.  Mas engane-se quem pensar que se trata apenas de um lugar como tantos outros onde paramos para um almoço rápido e um café. Quem visita pela primeira vez o Maria.Come facilmente sai com vontade de regressar! Quer pela decoração do espaço, convenhamos, é de muitissimo bom gosto, com os seus sofás estofados com capitonês e o seus candelabros vistosos, quer pela simpatia de quem atende, sempre com um sorriso familiar no rosto, quer pela comida deliciosa!

A comida simples e leve, mas claramente elaborada com o coração, fazem deste restaurante de comida rápida o lugar perfeito para degustar calmamente uma salada para os mais saudáveis ou um hamburguer acompanhado de deliciosas batatas doces fritas com molho de maionese! Tem sempre um prato do dia diferente e uma sopa com sabor "…

3 Hábitos Nocturnos que irão facilitar as vossas Manhãs!

Durante a semana as nossas manhãs costumam ser bastante "corridas". A maioria dos dias começa bem cedo e por vezes na pressa de sair acabamos por nos esquecer de algo importante ou simplesmente de nos atrasarmos. 
Hoje deixo-vos 3 Hábitos Nocturnos que irão facilitar as vossas manhãs!

Prepare o Pequeno-almoço de véspera!
Não tem que deixar o pequeno-almoço realmente pronto na noite anterior, Mas se tal como eu é daquelas pessoas que simplesmente não consegue sair de casa sem comer, então aproveite esta dica para puder desfrutar com mais calma da primeira refeição do dia!
Coloque o individual de mesa, os talheres e o guardanapo, pode até colocar a saqueta do chá na chávena ou a cevada na caneca. Assim, de manhã é só colocar água quente e desfrutar! Nesta altura do ano eu gosto de levar no caminho para o emprego uma bebida quente naqueles termos girissimos de take away. Por isso, além de deixar a mesa do pequeno-almoço preparada com o pão, a manteiga, os doces ou a aveia na ta…

5 Lugares para Lanchar na Margem Sul!

Alô alô!

Sabem aqueles dias em que vos apetece ir lanchar com uma amiga para por a conversa em dia, mas não fazem a menor ideia que sitio escolher? Pois bem, a mim acontece-me demasiadas vezes! Em Lisboa existem sempre lugarzinhos novos prontos a ser descobertos por uma revista da moda ou por alguém conhecido, porém na margem sul vejo-me muitas vezes sem saber que sitio escolher...
Pois bem, hoje deixo-vos um roteiro de 5 Lugares a descobrir para um lanche, um brunch ou uma simples chávena de chá!
Amor Gelado
Apesar do frio que se faz sentir há quem coma gelados o ano inteiro! Se é o vosso caso têm que experimentar este espaço! Conhecido pelos gelados italianos, são de fabrico próprio, tendo o seu próprio laboratório de gelados e são 100% vegetais. Se acham que já experimentaram todos os sabores, desenganem-se, pois a casa é conhecida por inventar sabores diferentes com regularidade! Além dos gelados, têm também crepes, chocolate quente, bolos, chá..


Rua Candido dos Reis, 5 Almada

Chá …