O quarto é por vezes aquela divisão da casa que fica meio esquecida na nossa vida. Talvez seja porque na maioria dos dias apenas a vemos de manhã ao acordar e à noite ao deitar e como tal pouco olhamos para ela ou simplesmente porque é, obviamente, a divisão mais privada da casa, pelo que basta fechar a porta e nenhuma visita inesperada irá ver se fez ou não a cama...
Hoje vou deixar-lhe alguns hábitos diários que irão fazê-la ter o quarto sempre arrumado! O melhor de tudo? Bem quando chegar o momento de dar "aquela" limpeza no quarto, não será assim tão dificil nem tão demorado!
Sim sim, passo a vida a dizer isto, mas que posso fazer se é uma verdade absoluta?? Comece por puxar a roupa toda da cama para trás, para deixar os lençois arejarem e retire todas as almofadas. Aproveite este momento para "socar" as almofadas e deixá-las bonitas e fofas novamente. Se tem dificuldade em manter a cama arrumada o melhor é reduzir mesmo o número de almofadas que coloca na mesma diariamente. Eu tenho habitualmente 8 almofadas na cama, 4 de cada lado, mas para mim não é um problema porque adoro o momento em que perfumo os meus lençóis e faço a minha cama de manhã! É meio relaxante para mim!
2.Arrume a Mesa de Cabeceira!
Inevitavelmente acabo sempre por deixar várias coisas espalhadas na mesa de cabeceira na noite anterior. É o local ou deixo o meu telemovel, os meus óculos, os vários livros que ando a ler em simultâneo, o creme das mãos e a caneca do chá ou o copo de água que fico a beber na cama antes de adormecer. Como é obvio durante a noite nada disto se arrumou sozinho, por isso de manhã perco 10 segundos a por tudo no lugar, que na maioria das vezes é nas gavetas da mesinha.
3. Crie hábitos ao entrar no Quarto
Coisas simples como arrumar a minha make na gaveta da penteadeira depois de me maquiar, arrumar o pijama na gaveta quando o tiro de manhã, colocar os chinelos de quarto no respetivo sitio e pendurar o robe depois de me vestir irão garantidamente manter a divisão mais arrumada. Evite pegar duas vezes na mesma coisa. Eu uso a regra de "um toque", o que significa que se ja não estou a usar um objecto arrumo no seu sitio, ao invés de o deixar espalhado em qualquer lado e pensar "mais tarde venho arrumar". Fácil não é? Tocar uma só vez!
O mesmo acontece quando chego a casa e troco de roupa. Se está lavada penduro ou dobro e arrumo no roupeiro, retiro a bijuteria e o relógio e guardo nos respectivos lugares. Se já não vou usar naquele dia para quê ter que me preocupar novamente?
4. Roupeiro arrumado!
Menos roupa é habitualmente sinónimo de menor confusão! Uma das minhas preocupações quando mudei de casa recentemente era o facto de deixar de ter um closet só para mim, Passei de uma só divisão para toda a minha roupa, sapatos e acessórios (o que incluia acessórios decorativos da casa e roupa de casa) para um só roupeiro. Como consegui? Bem, fiz uma enorme escolha da minha roupa e acessórios e percebi que tinha acumulado muito mais coisas do que aquelas que usava e precisava. Doei muita coisa durante as mudanças e a verdade é que além de ter feito outras pessoas felizes ao receberem o que já não queria (é um feedback óptimo!) até hoje não houve uma única peça que me tenha arrependido de dar. Nem me lembro mais o que dei!
Simplesmente menos coisas trarão menos confusão e tornarão o esaço mais fácil de manter arrumado. Fique com peças especiais para si, peças básicas e peças que realmente vá usar!
5. Dia de Lavandaria!
Tenha um dia fixo na semana para tratar da roupa que precisa ser lavada e passada. No meu caso costumo lavar a roupa ao sábado ou à sexta (consoante os meus horários) e passar a ferro ao domingo. Assim evito ter muita roupa suja acumulada, sobretudo no quarto onde me troco. O melhor mesmo é colocá-la logo no cesto da roupa para lavar para não criar maus cheiros no quarto.
6. Mantenha a sua penteadeira organizada!
Se tal como eu tem uma penteadeira ou uma Vanity como chamam os americanos, sabe que na hora de despacharmo-nos para sair é bem tentador deixar toda a make, pinceis e escova do cabelo sobre o tampo da penteadeira...O problema é quando chegamos a casa e a desarrumação não se arrumou sozinha...Para evitar o caos vá arrumando no respetivo sitio aquilo que acabou de usar.
Se gostaram deste artigo, SUBSCREVAM o Blog ou cliquem em SEGUIR no canto superior direito, para receberem sempre alarme quando um novo artigo for publicado!
Se gostaram deste artigo, SUBSCREVAM o Blog ou cliquem em SEGUIR no canto superior direito, para receberem sempre alarme quando um novo artigo for publicado!
Comentários
Enviar um comentário