Avançar para o conteúdo principal

Panna Cotta Vegan!


Não sou vegetariana, apesar de fazer cada vez menos refeições de carne e de peixe. Digamos que uma das metas deste ano é conseguirmos fazer pelo menos 3 refeições vegetarianas por semana, o que tem sido bastante mais fácil do que se possa pensar. Ao que parece, sem nos apercebermos, já eram muitas as refeições sem carne e, peixe então, muitas menos. Adoro peixe, e não tenciono deixar de comer tão cedo, mas acho que este novo "Goal" é uma oportunidade fantástica para reforçar os pratos cuja base sejam os legumes.



O fim de semana passado foi marcado por um jantar de amigos cá em casa e sendo ambos vegans foi necessário fazer alguma pesquisa acerca do que poderia ou não servir. Para quem não sabe, uma dieta vegan exclui não só carne e peixe como todos os derivados de origem animal.

O prato principal foi bastante fácil pois é muito comum fazer cá em casa e sai sempre bem: caril de soja com arroz basmati.

O problema era mesma a sobremesa, pois praticamente tudo leva ovos, manteiga ou leite.

Foi então que me lembrei de procurar se existia alguma receita vegan de Panna Cotta, pois andava mortinha por experimentar a tradicional e esta era a oportunidade perfeita para andar lá perto!

Encontrei esta receita no blog "Made By Choices" (vou deixar o link mais abaixo) e pareceu-me tão facil que fiz apenas algumas pequenas alterações nos ingredientes e na cobertura.

Aqui fica então a receita!

Ingredientes:
  • 500 ml de leite vegetal (usei leite de amêndoa pois tenho sempre em casa)
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (usei maisena)
  • 1/2 de colher de chá de agar agar (substituto de gelatina de origem vegetal)
  • 2 colheres de sopa de mel (deveria ser agave mas estava esgotado em todo o lado, os meus amigos abriram uma excepção, pois é proveniente das abelhas logo não deveriam comer)
  • 1 pau de canela
  • algumas gotas de essência de baunilha
Preparação:

Dissolver o agar agar e a maisena numa pequena quantidade de leite vegetal frio para não formar grumos.
Colocar num tacho todo o leite e a mistura anterior, adicionar o pau de canela e a essência de baunilha até levantar fervura. Manter em lume brando depois de levantar fervura entre 5-8 minutos e a mistura ter engrossado levemente.
Retirar o pau de canela e verter nas forminhas de silicone passadas por agua corrente primeiro. Pode também colocar em frascos de vidro e desenformar depois como a receita do Blog "Made By Choices"
Depois de frio levar ao frigorifico pelo menos 4h. Desenformar e servir com cobertura a gosto, eu usei o Lemon Curd que fiz no Carnaval e ficou delicioso!

O sabor desta Panna Cotta é deveras interessante! Sabe levemente a amêndoa e a baunilha e os meus convidados comeram sem cobertura mesmo e acharam deliciosa!
A cobertura com Lemon Curd deu-lhe um toque ácido e citrico muito fresco, pelo que tenciono repetir a receita este Verão!

Para terem referência deu para 5 forminhas pequenas.

E vocês? Que sobremesas Vegans costumam fazer ai em casa?

Se gostaram desta publicação subscrevam o Blog! Assim, não perdem nem uma!

Aqui fica o Link do Blog "Made  By Choices"

www.madebychoices.pt

Beijos

Li



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Maria.Come, o Novo Espaço Intimista do Barreiro!

Se tivesse que escolher uma só palavra para descrever o novo espaço que abriu no Barreiro seria : Intimista! O Maria.Come. é o novo restaurante de comidas rápidas e acabadinhas de fazer da margem Sul do Tejo.  Mas engane-se quem pensar que se trata apenas de um lugar como tantos outros onde paramos para um almoço rápido e um café. Quem visita pela primeira vez o Maria.Come facilmente sai com vontade de regressar! Quer pela decoração do espaço, convenhamos, é de muitissimo bom gosto, com os seus sofás estofados com capitonês e o seus candelabros vistosos, quer pela simpatia de quem atende, sempre com um sorriso familiar no rosto, quer pela comida deliciosa!

A comida simples e leve, mas claramente elaborada com o coração, fazem deste restaurante de comida rápida o lugar perfeito para degustar calmamente uma salada para os mais saudáveis ou um hamburguer acompanhado de deliciosas batatas doces fritas com molho de maionese! Tem sempre um prato do dia diferente e uma sopa com sabor "…

3 Hábitos Nocturnos que irão facilitar as vossas Manhãs!

Durante a semana as nossas manhãs costumam ser bastante "corridas". A maioria dos dias começa bem cedo e por vezes na pressa de sair acabamos por nos esquecer de algo importante ou simplesmente de nos atrasarmos. 
Hoje deixo-vos 3 Hábitos Nocturnos que irão facilitar as vossas manhãs!

Prepare o Pequeno-almoço de véspera!
Não tem que deixar o pequeno-almoço realmente pronto na noite anterior, Mas se tal como eu é daquelas pessoas que simplesmente não consegue sair de casa sem comer, então aproveite esta dica para puder desfrutar com mais calma da primeira refeição do dia!
Coloque o individual de mesa, os talheres e o guardanapo, pode até colocar a saqueta do chá na chávena ou a cevada na caneca. Assim, de manhã é só colocar água quente e desfrutar! Nesta altura do ano eu gosto de levar no caminho para o emprego uma bebida quente naqueles termos girissimos de take away. Por isso, além de deixar a mesa do pequeno-almoço preparada com o pão, a manteiga, os doces ou a aveia na ta…

5 Lugares para Lanchar na Margem Sul!

Alô alô!

Sabem aqueles dias em que vos apetece ir lanchar com uma amiga para por a conversa em dia, mas não fazem a menor ideia que sitio escolher? Pois bem, a mim acontece-me demasiadas vezes! Em Lisboa existem sempre lugarzinhos novos prontos a ser descobertos por uma revista da moda ou por alguém conhecido, porém na margem sul vejo-me muitas vezes sem saber que sitio escolher...
Pois bem, hoje deixo-vos um roteiro de 5 Lugares a descobrir para um lanche, um brunch ou uma simples chávena de chá!
Amor Gelado
Apesar do frio que se faz sentir há quem coma gelados o ano inteiro! Se é o vosso caso têm que experimentar este espaço! Conhecido pelos gelados italianos, são de fabrico próprio, tendo o seu próprio laboratório de gelados e são 100% vegetais. Se acham que já experimentaram todos os sabores, desenganem-se, pois a casa é conhecida por inventar sabores diferentes com regularidade! Além dos gelados, têm também crepes, chocolate quente, bolos, chá..


Rua Candido dos Reis, 5 Almada

Chá …